Nós Construímos Joinville!

Formulário de busca

Palavras da Diretoria

Você está em: Página Inicial » Palavras da Diretoria » Boa fase para a construção civil

12.03.2014

Boa fase para a construção civil

O mercado imobiliário em Joinville está aquecido, com boas perspectivas de novos negócios. A certeza de que a construção civil vive um momento altamente promissor na cidade foi comprovada no estudo inédito encomendado pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil de Joinville (Sinduscon) e realizado pela Brain Bureau de Inteligência Corporativa.

Os dados preliminares apresentados recentemente revelam, por exemplo, que das mais de 7,3 mil unidades residenciais colocadas à venda nos últimos anos na cidade, somente cerca de 1,7 mil unidades residenciais ainda estão à venda no momento. Coincidentemente, o percentual da disponibilidade de imóveis destinados à moradia é exatamente igual ao dos empreendimentos comerciais: apenas 23%, o que representa um imenso potencial a ser desenvolvido nas duas áreas.

Diante do baixo estoque atual está a certeza de que a indústria da construção civil em Joinville tem a sua frente imensas oportunidades de expansão. Das 1.546 unidades residenciais lançadas em 2013, por exemplo, mais da metade já foi vendida. Dos 2.001 novos imóveis colocados à venda em 2012, menos de 20% ainda estão à disposição dos compradores. Se forem considerados os 1.428 apartamentos lançados em 2011, a disponibilidade cai para 11,5%.

Seguindo a tendência de outras cidades do mesmo porte, a oferta é maior nas categorias supereconômico, econômico e standard. Atualmente, o estoque atual gira em torno de 24% para imóveis do padrão supereconômico, 13% para econômico, 18% standard, 10% médio, 16% alto padrão, 5% luxo e 0,2% superluxo.

De acordo com o presidente do Sinduscon Joinville, Marco Antonio Corsini, os números comprovam o imenso potencial do setor. “Pelos dados iniciais já podemos assegurar que há muito espaço para o crescimento da construção civil e a verticalização é uma realidade. Além disso, com acesso a dados tão qualificados, os empresários do setor terão total condição de tomar decisões mais assertivas”, diz. Atualizada mensalmente até o final deste ano, a pesquisa revelará importantes indicadores, que nortearão a tomada de decisões tanto do setor privado quanto do setor público.

A diretoria

 

Sinduscon Joinville