Nós Construímos Joinville!

Formulário de busca

Palavras da Diretoria

Você está em: Página Inicial » Palavras da Diretoria » Planos para um futuro sustentável

30.04.2014

Planos para um futuro sustentável

O futuro de Joinville está permanentemente em discussão e o dia 22 de abril (terça-feira passada) pode ser considerado um marco para a construção de uma cidade mais sustentável. Atendendo ao chamado para refletir sobre o tema, representantes do poder público, de entidades de classe e da iniciativa privada participaram do Projeto Cidades Sustentáveis que aconteceu juntamente com o 6º Simpósio de Sustentabilidade.

O evento, que contou com mais de 200 participantes, foi realizado pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon), em parceria com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e Núcleo de Gestão Ambiental da ACIJ. Com o objetivo de reunir sugestões para a criação de um plano de trabalho com vistas à implantação de um Programa de Desenvolvimento Sustentável para Joinville, o simpósio contou com a participação de especialistas no assunto.

O ex-prefeito de Maringá, Silvio Barros, foi um dos palestrantes e compartilhou suas experiências à frente da administração municipal. Segundo a revista Exame, Maringá é considerada referência no Brasil em função de a sociedade civil organizada ter construído uma estreita parceria com o poder público local e assumido as rédeas do futuro da cidade.

Além de Silvio Barros, a jornalista Natália Garcia, especializada em planejamento urbano e criadora da rede Cidades para Pessoas, marcou presença no evento e apresentou exemplos que estão revolucionando a vida urbana. O time de palestrantes foi reforçado pelo doutor em Engenharia de Produção e pesquisador da Univali, Alexandre de Ávila Lerípio, que falou sobre Indicadores de Sustentabilidade Territorial (IST).

Escolhida pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção para ser uma das seis cidades brasileiras a participar do Projeto Cidades Sustentáveis, Joinville quer ser um case de sucesso. Sempre atuante, o Sinduscon Joinville tem participado de maneira essencial neste processo. Além de uma estreita parceria com a CBIC, o Sindicato trabalha de forma ativa para transformar a cidade em um modelo de desenvolvimento.

Para o presidente da CBIC, José Carlos Martins, a cidade se enquadra nos pré-requisitos necessários, mas é preciso que a sociedade participe das soluções e projetos para um futuro mais equilibrado. “Sem isso, não há uma cidade próspera”, disse, na abertura do evento.

O Sinduscon Joinville se orgulha de participar do planejamento e do desenvolvimento da cidade, sempre com foco na melhoria da qualidade de vida da população e na garantia de que é possível, com determinação e parcerias sólidas, construir um lugar ainda melhor para se viver.

A diretoria

 

Sinduscon Joinville