Nós Construímos Joinville!

Formulário de busca

Palavras da Diretoria

Você está em: Página Inicial » Palavras da Diretoria » A caminho de um futuro sustentável

19.03.2014

A caminho de um futuro sustentável

Com papel fundamental e estratégico para a economia brasileira, a indústria da construção civil vem se fortalecendo a cada ano. O setor, que espera em 2014 um crescimento acima do registrado nos últimos anos, está entre os principais empregadores com país e se destaca em concentração de investimentos em função das obras de infraestrutura realizadas no Brasil e do mercado aquecido.

Diante de tamanha relevância, a indústria da construção civil volta agora seus esforços para um tema que, embora não seja recente, ganhou espaço na pauta de discussões nos últimos anos: a sustentabilidade. Para atender as expectativas e demandas da sociedade, o setor tem se mobilizado. O mercado já oferece uma imensa gama de equipamentos e materiais diferenciados, como madeiras alternativas, tintas naturais, telhas ecológicas, lâmpadas de alta eficiência energética, sistemas de captação de água da chuva, uso de energia solar, entre outros.

Mas não bastam novas tecnologias e materiais, é necessário que as empresas e os profissionais do setor também estejam conscientes da necessidade urgente de rever seus processos produtivos, com o foco em alternativas socialmente justas, economicamente viáveis e ambientalmente corretas.

Em Joinville, o Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon) defende esta ideia e incentiva seus associados a desenvolverem projetos e empreendimentos mais sustentáveis, com a certeza de que os reflexos positivos serão percebidos por toda a sociedade, trazendo bons resultados aos negócios.

O tema também está no radar da Câmara Brasileira da Indústria da Construção. Além do Guia de Boas Práticas em Sustentabilidade na Indústria da Construção, a CBIC trabalha agora no Projeto Cidades Sustentáveis. O objetivo é mobilizar a sociedade para ser protagonista na construção de um futuro melhor, por meio de exemplos bem sucedidos e boas práticas adotadas em algumas cidades.

Vamos juntos construir cidades mais sustentáveis.

 

A Diretoria

 

Sinduscon Joinville