Nós Construímos Joinville!

Formulário de busca

Palavras da Diretoria

Você está em: Página Inicial » Palavras da Diretoria » Acesso gratuito a normas técnicas

14.02.2014

Acesso gratuito a normas técnicas

A indústria brasileira está sujeita ao cumprimento de rigorosas legislações, normas e regras. Com a construção civil não é diferente. O setor respeita diferentes leis, que têm como objetivo principal regulamentar as atividades e as relações com trabalhadores, fornecedores e clientes, elevando o nível de qualidade dos produtos e serviços.

Para facilitar o entendimento e o acesso a uma parte das normas aplicáveis ao setor, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) firmaram uma parceria em dezembro do ano passado. Com a iniciativa, é possível agora acessar gratuitamente, via internet, algumas das normas técnicas NBR em vigor atualmente.

Inicialmente estão sendo disponibilizadas para visualização, consulta e impressão 48 normas dos setores da construção civil, eletroeletrônico e bens de capital. No futuro há também a possibilidade de que novas normas e setores sejam contemplados pela parceria.

Entre as normas disponíveis no momento estão a ABNT Coletânea de Normas Técnicas – Edificações Habitacionais – Desempenho: 2013; ABNT Coletânea de Normas Técnicas – Ambiente de Trabalho: 2013; ABNT NBR 15220 - Coletânea de Normas Técnicas sobre Desempenho de Edificações; e a NBR 15812-1:2010 sobre Alvenaria Estrutural – Blocos Cerâmicos.

A lista completa das normas disponíveis pode ser conferida no site da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). Para consulta-la acesse www.cbic.org.br e clique em “Sala de Imprensa”, depois “Apresentações e Estudos” e, por fim, “Normalização Técnica”. Já o cadastro para acesso e impressão deve ser feito no site da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial. Basta acessar www.abntcatalogo.com.br/abdi/login.aspx e fazer a identificação.

Na avaliação do Sindicato da Indústria da Construção Civil de Joinville (Sinduscon), a iniciativa representa um avanço para o setor e a boa notícia deve ser comemorada pelas empresas da cidade, que agora serão beneficiadas pelas facilidades de acesso às normas.

Além disso, o Sinduscon Joinville reforça aos seus associados a importância do cumprimento rigoroso de todas as legislações que regem o setor, assim como as demais normas e regras. Atender às exigências impostas à indústria da construção civil certamente contribuirá para o fortalecimento e o incremento dos negócios, garantindo a valorização e o respeito das empresas perante a sociedade.

 

A diretoria

Sinduscon Joinville