Nós Construímos Joinville!

Formulário de busca

Palavras da Diretoria

Você está em: Página Inicial » Palavras da Diretoria » As vantagens da terceirização nas obras de incorporação

29.05.2013

As vantagens da terceirização nas obras de incorporação

Otimizar custos, racionalizar a infraestrutura e recursos humanos, contar com o conhecimento de profissionais habilitados em áreas que não fazem parte da essência do negócio (o chamado core business), obtendo excelência técnica, são alguns dos objetivos de quem busca na terceirização um caminho mais vantajoso e seguro para o futuro da empresa. 

A prática, adotada em todo o mundo, começou a ganhar força no Brasil há cerca de 30 anos. Desde então, diferentes setores da indústria encontraram na terceirização de um serviço ou determinada atividade específica uma alternativa para a manutenção dos negócios, com inúmeras vantagens.

Grandes áreas como a logística, a tecnologia da informação, a indústria automotiva, entre outros setores de todos os portes, já terceirizam parte das funções como forma de alcançar maior eficiência e produtividade. Assim, a prática vem se consolidando como uma das características da economia moderna, globalizada e competitiva.

Além de garantir o foco na atividade principal da empresa, a terceirização tem se mostrado também uma excelente ferramenta para agilizar processos, melhorar a qualidade e a produtividade, reduzir custos, formalizar parcerias e ampliar novos mercados. E a indústria da construção civil, atenta aos grandes movimentos da economia e do mercado, vem acompanhando essa tendência e dividindo com seus fornecedores e parceiros a responsabilidade nas diferentes fases de um empreendimento. 

Recentemente, o consultor Heli Gonçalves Moreira Júnior, da HGM Consultores, participou de uma reunião com associados do Sindicato da Indústria da Construção Civil de Joinville (Sinduscon) para discutir o assunto. Segundo ele, as motivações para a terceirização incluem o foco nos negócios, a especialização, a redução de custos e a flexibilização da gestão, além das vantagens competitivas. 

“A terceirização é uma tendência mundial, é o caminho para as empresas que desejam se manter competitivas, mas é preciso escolher a dedo quem serão os parceiros nesta empreitada”, comentou Heli Gonçalves, lembrando que manter contratos e documentos em dia, atendendo à legislação, sem descuidar do compromisso e da confiança entre as partes é essencial.

 

 

 A diretoria

Sinduscon Joinville