Nós Construímos Joinville!

Formulário de busca

Palavras da Diretoria

Você está em: Página Inicial » Palavras da Diretoria » Homenagem à dona Herondina

07.08.2013

Homenagem à dona Herondina

 A qualificação, o aperfeiçoamento e a capacitação pessoal e profissional são bandeiras defendidas pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil de Joinville (Sinduscon). Por este motivo, é impossível não prestar uma justa homenagem a quem dedicou sua vida à educação em Joinville: dona Herondina da Silva Vieiramãe dos ex-presidentes do Sinduscon Joinville José Carlos Vieira (também ex-deputado federal) e José Antônio Vieira e de outros dois filhos: José Aluísio e Djalma Mário. Seu falecimento, em julho, aos 96 anos, abre uma lacuna irreparável na história do ensino joinvilense.

            Dona Herondina nasceu em Barra Velha em 24 de maio de 1917 e ainda criança mudou-se para Joinville. Sempre foi uma aluna dedicada e, apesar das dificuldades impostas pela vida, nunca abandonou seus sonhos.

            Em 1944, iniciou a carreira de professora. Função que exerceu com extrema dedicação e competência durante mais de 40 anos, tornando-se um exemplo para muitos professores que se inspiraram em seu trabalho. Além de lecionar no Colégio Celso Ramos, foi também diretora e professora em outras instituições de ensino como os colégios João Colin, Ruy Barbosa e Elias Moreira.

            Sempre à frente de seu tempo, não perdeu a oportunidade de se aperfeiçoar sempre mais. Assim que os primeiros cursos superiores foram criados em Joinville, lá estava dona Herondina, entre as primeiras alunas. E como o aprendizado não tem idade nem limites, a professora nunca abandonou os bancos escolares.

            Aos 70 anos, concluiu o curso de teologia. Referência quando o tema é educação em Joinville, dona Herondina foi reconhecida por Joinville e recebeu, em 31 de outubro de 1986, o título de Cidadã Benemérita. Além da dedicação ao ensino, também encontrou disposição para o trabalho social e foi a primeira voluntária da Fundação Pró-Rim.

            Como razões não faltam, o Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon) quer prestar sua homenagem a quem contribuiu tão intensamente para o desenvolvimento de Joinville e, certamente, continuará sendo exemplo para as futuras gerações.

 

 A Diretoria Sinduscon Joinville