Nós Construímos Joinville!

Formulário de busca

Palavras da Diretoria

Você está em: Página Inicial » Palavras da Diretoria » Joinville, a caminho do crescimento sustentável

23.07.2014

Joinville, a caminho do crescimento sustentável

Joinville quer se tornar uma cidade sustentável e o Sindicato da Indústria da Construção Civil de Joinville tem feito a sua parte para tornar este desejo uma realidade não tão distante. Um importante passo foi dado no dia 22 de abril, durante a sexta edição do Simpósio de Sustentabilidade promovido pelo Núcleo de Gestão Ambiental da Associação Empresarial de Joinville (ACIJ) em parceria com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e o Sinduscon Joinville.

O evento - que contou com palestrantes como o ex-prefeito de Maringá (PR), Silvio Barros; a jornalista Natália Garcia e o engenheiro agrônomo e auditor ambiental, Alexandre de Ávila Lerípio - já teve desdobramentos. Novamente por iniciativa da CBIC e do Sinduscon, em conjunto com o ex-prefeito de Maringá, foi realizado naquela cidade, no dia 11 de junho, um novo encontro com a participação de profissionais de todo país, destacando a participação de Joinville, que levou representantes da Prefeitura, ACIJ e Sinduscon.

As discussões e trocas de experiências já começaram a render bons frutos. Um exemplo é o Projeto Legal, inspirado no modelo de Maringá e adotado pela Seinfra para agilizar a aprovação de projetos e a emissão de alvarás de construção civil. A medida simplificou a apresentação de projetos, exigindo somente informações relevantes, e com isso diminuiu expressivamente o tempo de emissão das licenças. Ou seja, um ganho para toda a sociedade!

De acordo com a diretora de Meio Ambiente do Sinduscon Joinville, Ana Carolina Brüske, a ideia principal do projeto “Cidades Sustentáveis” – agora denominado “O Futuro da Minha Cidade” - é desdobrar o bom exemplo de Maringá em termos de desenvolvimento urbano planejado e sustentável para outras seis cidades brasileiras. “E nós fomos o primeiro município escolhido”, diz.

Entre as sugestões estão, por exemplo, a implantação em Joinville de um orgão semelhante ao Codem – Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá. Criado por uma lei municipal, o Codem tem caráter deliberativo e consultivo, com a finalidade de propor e cobrar a execução de uma política de desenvolvimento econômico e sustentável.

O primeiro passo agora é a formação de multiplicadores, que serão o elo com a CBIC em Brasília e o Codem de Maringá. Um calendário de reuniões de planejamento já foi definido e, em breve, novas ações serão implementadas. O projeto não para e o Sinduscon continuará participando ativamente desta iniciativa para garantir um futuro ainda melhor para Joinville.

 

A Diretoria

Sinduscon Joinville 


Deprecated: Function ereg_replace() is deprecated in /home/sindus/public_html/application/modules/site/controllers/PalavraController.php on line 135