Nós Construímos Joinville!

Formulário de busca

Palavras da Diretoria

Você está em: Página Inicial » Palavras da Diretoria » Joinville revitalizada

16.10.2013

Joinville revitalizada

Joinville começa a dar os primeiros passos para a implantação do projeto de obras do PAC 2 Mobilidade de Médias Cidades. Com financiamento de R$ 104,8 milhões já aprovado pelo governo federal, a intenção é melhorar mais de 50 quilômetros de ruas em diferentes regiões da cidade. Um das intervenções já foi anunciada pela Prefeitura: a reformulação da avenida Beira-rio, o principal eixo de ligação entre as regiões Norte e Sul de Joinville.

O projeto, sob a responsabilidade do Ippuj, inclui a criação do primeiro corredor de ônibus no estilo Bus Rapid Transit (BRT) em quatro quilômetros da avenida e uma ciclovia exclusiva entre o corredor de ônibus e a calçada, além de novo asfalto, revisão das redes de drenagem, construção de calçadas que atendam aos critérios de acessibilidade, novos pontos de ônibus e construção de pontes nas regiões contempladas.

Na avaliação do Sindicato da Indústria da Construção Civil de Joinville, a cidade merece toda a atenção e os recursos necessários para seu desenvolvimento sustentável. O Sinduscon entende que os investimentos na revitalização do município trazem ganhos para toda a população, com reflexos diretos na qualidade de vida e na satisfação e orgulho das pessoas em pertencer à cidade.

De acordo com o presidente do Sinduscon Joinville, Marco Antonio Corsini, a revitalização das cidades é necessária, mas é fundamental também que os projetos respeitem e preservem o patrimônio histórico e cultural. “O modelo ideal de reestruturação é aquele que não ignora o passado e a história, e Joinville já mostrou que essa integração é possível. Há inúmeros imóveis no Centro, por exemplo, que chamam a atenção por suas características históricas”, comenta Corsini.

E esse é o caminho mais adequado na visão do Sinduscon: a perfeita harmonia entre a modernidade, com melhorias em segurança, conforto, acessibilidade, iluminação, trânsito, áreas de lazer, entre outros, e a história preservada. Só assim a cidade dará um passo para o futuro sem ignorar seu passado.

 

A diretoria

Sinduscon Joinville