Nós Construímos Joinville!

Formulário de busca

Palavras da Diretoria

Você está em: Página Inicial » Palavras da Diretoria » Melhorias e avanços na liberação de licenças e alvarás por parte da SEINFRA

11.09.2013

Melhorias e avanços na liberação de licenças e alvarás por parte da SEINFRA

O Sindicato da Indústria da Construção Civil de Joinville tem entre suas principais bandeiras a ética e o respeito às leis e normas pertinentes ao setor. Apesar disso, defende a agilidade na contrapartida dos órgãos responsáveis pelas emissões de licenciamentos e alvarás, por exemplo, como essencial para o segmento, pois impulsiona os negócios, fortalece a economia e, consequentemente, traz ganhos para toda a sociedade.

Para estreitar o relacionamento com o poder público municipal, o Sinduscon tem realizado reuniões com diferentes órgãos da Prefeitura de Joinville, no sentido de tornar mais ágeis esses processos. Em consonância com este objetivo, os associados do Sinduscon receberam em sua reunião mensal, realizada no final de agosto, o secretário de Infraestrutura, Romualdo França, e duas engenheiras da equipe.

Além de fazer um balanço dos primeiros oito meses à frente da Seinfra, Romualdo França apresentou também aos empresários da construção civil as melhorias já adotadas pela secretaria para atender à reivindicação do setor: acelerar a liberação de alvarás e licenças. A intenção da atual gestão, de acordo com o secretário, é criar ferramentas para dinamizar os trâmites internos da Seinfra. Algumas medidas já foram tomadas para garantir maior transparência aos processos e os resultados começam a aparecer.

A engenheira Luana Siewert Pretto, gerente da Unidade de Aprovação de Projetos, participou do encontro e aproveitou a oportunidade para mostrar os avanços, como a triagem dos projetos para envio mais rápido a outros órgãos, quando há necessidade de novos pareceres; o atendimento via e-mail, com prazo de dois dias para a resposta, evitando que os analistas interrompam as análises para esclarecer dúvidas por telefone ou pessoalmente e o controle quinzenal das análises e do tempo de demora dos processos sob a responsabilidade de cada um dos analistas da Seinfra. Com esses indicadores de desempenho definidos, o secretário Romualdo França diz que os benefícios já podem ser percebidos.

O Sindicato da Indústria da Construção Civil de Joinville está otimista com as propostas de melhorias apresentadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e vê com bons olhos as iniciativas adotadas para agilizar a emissão de licenças e alvarás. Outros órgãos em especial a Fundema, precisam reduzir os prazos para analise e liberação de processos.  Certamente, todo avanço no sentido de impulsionar os negócios do setor e alavancar a economia serão positivos para a cidade.